terça-feira, 23 de abril de 2013

A Arte da Flexibillidade


Uma das coisas mais difíceis acredito ser saber respeitar o limite entre respaldar e defender a sua opinião e saber calar e repensar sobre o assunto. Afinal é através da discussão de opiniões diferentes é que evoluímos, descobrimos visões novas, crescemos como ser humano.

E nada tão humano como a flexibilidade. Gosto de brincar que “não somos confiáveis”, pois mudamos de ideia constantemente, o mundo muda continuamente e só nos resta acompanha-lo.

Conhece alguém que não muda de opinião por nada e mesmo sofrendo, ou consciente de que outro jeito é melhor ou mais fácil, mas mesmo assim continua a fazer do mesmo jeito só para não dar o braço a torcer?

Muitos podem chamar de orgulho, eu acho que faz parte da arte de ser flexível.

Ser flexível não quer dizer que você deve concordar com todos, não colocar ou mesmo sobrepor o seu ponto de vista. A sabedoria está em saber o limite e ficar atendo aos reais motivos pelo quais está tão incomodado com uma opinião discordante da sua.

Entender que discutir o sexo dos anjos ou uma cor preferida, assim como religião e futebol (entre outros assuntos ) é uma questão pessoal, cada um tem o seu próprio motivo e todo o direito de pensar diferente de você.


Dicas para atitudes flexíveis
Ø  Colocar a vida em perspectiva ajuda. O que você efetivamente vai ganhar defendendo com unhas e dentes um determinado assunto? E no calar?
Ø  Permita-se mudar.
Ø  Experimente o novo.
Ø  Perceba-se através dos outros. Preste atenção no que os outros pensam de você, pegue especialmente as pessoas próximas.
Ø  Pense antes de falar ou colocar em prática.
Ø  Pense na sua saúde, afinal discussões intermináveis podem acarretar em pressão alta, nervosismo, até em ataque cardíaco.
Ø  Adote uma nova maneira de pensar. Se com as antigas atitudes você sempre chega aos mesmos resultados, permita-se pensar e agir diferente.

Ajuda da Terapia natural
Muitas pessoas me perguntam se nunca mais irão precisar ir ao médico com os tratamentos naturais. Lembro que TODO tratamento natural é integrativo ao tratamento médico tradicional.

Cabe aqui a flexibilidade, o principal foco dos tratamentos naturais é a prevenção da doença (seja física como emocional) e o tratamento complementar das doenças já existentes.


Escolhi alguns dos Florais de Bach que podem ajudar:
Rock Water: Para os que são muito austeros em seu modo de viver, cobram demais de si mesmos, são severos consigo mesmo, buscando servir de exemplo para os outros. Inflexíveis.
Vine: Para as pessoas seguras de si e de sua capacidade por isto acreditam que os demais deveriam fazer as coisas a sua maneira pois acredita ser o certo. São os mandões, nem sempre explicam o motivo ou discutem uma ideia contrária, simplesmente manda.
Vervain: Para os que tem princípios e ideias fixas, raramente mudam. Querem convencer os outros a todo custo, pode ficar horas e horas falando sobre o mesmo assunto para tentar te convencer. São os fanáticos.

Aromaterapia
Os óleos essenciais trabalham a parte emocional eficazmente também nestes casos. Nos casos emocionais e comportamentais sugiro a inalação como uma das principais via de utilização. 

Pode pingar em um lenço (cuidado pois muitos óleos mancham!), utilizar um aromatizador pessoal ou aromatizador de ambiente. Seguem algumas sugestões:

Vetiver: Para estrutura, objetivo, segurança. Trabalha tolerância e paciência.
Palmarosa: Ensina a nos tornar mais flexíveis. ( precações: não utilizar na gravidez, pode irritar na pele)
Sândalo: Trabalha a capacidade de observação, é reflexivo, ajuda no entendimento das situações.